terça-feira, 2 de novembro de 2010

Preço não é tudo!

Oi gente! Tudo bem?

Me desculpem pelo sumiço. É que estou em fase de finalização de alguns projetos e isto toma bastante tempo. Tenho que estar sempre de olho para nada sair errado.
Falando em sair errado, o post de hoje infelizmente é sobre isto. Na verdade é sobre a falta de profissionalismo e compromisso de certos fornecedores.
Resolvi falar sobre isso para abrir os olhos de quem está nesta fase da decoração, a escolha e compra dos móveis, principalmente os planejados.
A escolha é super difícil, os preços não são baixos, a concorrência é enorme e ainda assim certas empresas ainda conseguem fazer de tudo para deixar o cliente insatisfeito!

Tenho dois casos pra citar como exemplo.

1º caso: Uma cliente minha resolveu fazer os planejados com uma certa empresa que já tinha feito os móveis da cozinha pra ela. Segundo ela, a entrega não atrasou tanto a entrega (mas houve um atraso) e os móveis de fato são bons. Projetei todos os móveis e enviei pra empresa orçar. No dia que fomos fechar, alguns detalhes tiveram que ser modificados e tudo foi conversado e anotado no projeto já impresso. Os móveis seriam entregues dali 45 dias, e com promessas de não haver atrasos! Só promessas.

Uma semana antes da entrega, ligamos e pedimos para entregarem uma semana depois do combinado. Eles concordaram, mas acharam ruim, pois os móveis já estavam prontos, teriam que embalar e etc. Mil e uma dificuldades. Até aí ótimo. Diante da atitude deles imaginei que tudo realmente estava pronto.

Qual não foi a surpresa quando na semana marcada pra entregarem, o vendedor me liga tirando mil dúvidas sobre o projeto! Como assim 2 dias antes de entregarem eles ainda tem dúvidas? Claro que na hora vi que não tinha era nada pronto! Resumindo, eles pediram um prazo de mais duas semanas pra entregarem!

Mas o pior nem foi o atraso. Quando montaram vi que tinha algumas coisas diferentes de como havíamos combinado. Liguei e conversei com a gerente, e a resposta dela foi que no projeto não tinha nada especificado. Mas olha só, eram justo as alterações que fizemos na hora que fechamos e ela mesma anotou no projeto. Questionei isto com ela, mas acabou não adiantando muito e minha cliente teve que pagar algumas coisas pra ficar tudo do jeito que queríamos.

Moral da história:  Não façam nenhum acordo ou simples alterações sem colocar no contrato. Depois de
tudo pronto vai ser dicícil provar quem estava com a razão se não tiver nada documentado.




2º caso: Este segundo cliente tem duas estórias "tristes". Primeiro foi na hora de pintar o apartamento. Ele fez orçamento com 3 pessoas, incluindo um que eu havia indicado. Como o meu ficou cerca de 50% mais caro, ele optou por fazer com um mais em conta. Até achei estranho, pois este que eu indico tem um preço muito justo e é um excelente profissional.

Gente, vocês não imaginam o que o tal pintor fez com o apartamento! Além de gastar todo o material praticamente atoa, o sujeito fez uma lambança no apto. Deixou cair tinta no piso todo, pintou as esquadrias da janela, não lixou nada direito e deixou as paredes todas manchadas. No dia que fui lá ver quase caí pra trás. Falei com ele francamente que nem adiantava chamar o mesmo rapaz de novo. Ele concordou e acabou tendo que pagar outra pessoa pra fazer o serviço (dessa vez chamou o que eu indiquei). Ou seja, pagou mais caro e ainda e teve que comprar mais material. Quando se trata de mão de obra a indicação conta muito. É importante fazer mais de um orçamento, mas se a diferença de preço for muito grande pode desconfiar que alguma coisa de errado tem.

O outro caso com este cliente foi também com a marcenaria. Ele pegou uma indicação de um vizinho e resolveu fazer com certa empresa. Fui com ele no show room ver os móveis e realmente eram bons. Como eles fizeram um preço bom ele resolveu fechar com eles. Prazo de entrega: 45 dias. Data da entrega: 20 de setembro. Entregaram na sua casa? Na dele também não.

Hoje faz +- 43 dias de atraso e apenas começaram a instalação. Meu cliente já foi na loja várias vezes, ameaçou precessar e eles nada. Ainda por cima trataram o cliente com certo cinismo, segundo o mesmo. A gente realmente se engana muito com as pessoas, pois quando conheci esta loja achei que eram pessoas profissionais e estava prestes a indicá-los para outros clientes. Agora é esperar pra ver o que acontece.


Infelizmente, casos como estes são mais comuns do que imaginamos. Como decoradora, costumo indicar empresas para executar os serviços dos meus clientes. Nenhum deste casos foi indicação minha. Os lugares que indico já sabem como trabalho e sabem que não aceito atrasos. Claro que imprevistos podem acontecer, mas a gente sabe quando o imprevisto tem outros nomes, como falta de compromisso e enrolação.

Sinceramente não sei como empresas como estas se mantém no mercado!

Então, pesquisem sim, olhem preço e qualidade, descofiem de 'esmolas demais', se resguardem o máximo possível e pesquisem sobre as empresas nos órgãos de defesa do consumidor. Precaução nunca é demais!


Beijos!

14 comentários:

  1. Oi Gabi,
    Também estou tendo alguns problemas com os armários. Basicamente falha no projeto. Parece que a projetista não mediu direito ou realmente comeu mosca e não pensou em soluções melhores para o espaço pequeno.Estive na loja e o gerente me garantiu que não teriamos prejuizo e eles pensariam em soluções.Estou aguardando e espero que dê tudo certo.
    Agora eu estou de cabeça quente com o gesso, pricipalmente no banheiro. Ai,ai, estou doida que a reforma acabe logo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,
    Legal! Manda a foto sim para eu ter uma ideia de como poderia ficar.Pode ser a solução!E-mail:agoraquevireigentegrande@gmail.com
    Eu queria sim rebaixar o teto,mas o gesseiro falou que já é mais baixo que a sala que tem 2,60. Fora que o banheiro da suite tem aquela janela. Então estamos eu e marido quebrando a cabeça para pensar em algo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi! Conversei isso hoje com meu marido. Vc não imagina a lambança que o pintor fez aqui em casa. Também vou ter que pagar outro para consertar tudo.

    Mas fiquei feliz da vida com os móveis. Comprei na Criare aqui de Bauru, que é de um amigo. E tive um atendimento perfeito, com entrega no prazo e o resultado ficou acima das minhas expectativas. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi,

    já passei por pintores lambões!
    hoje conheço profissionais excelentes!
    Não sujam nada e o pouco que sujam limpam tudo!

    Preciso de uma dica sua!
    Estamos na fase dos revestimentos.
    Qual a altura padrão para se colocar uma faixa no banheiro?
    Pé direito 2,80m.
    Faixa de pastilhas colortil.
    Outro detalhe. Vou fazer dois nichos, um no box outro perto da bancada.
    Qual altura ideal dos nichos?
    A faixa deve alinhar por baixo?
    Eu pensei da faixa passar "no meio" dos nichos???

    bjs e obrigada!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi,
    Pretendo fazer meus projetos, armários para coz, banheiros, sala tv etc...mas onde estou contruindo não tenho muitas opções, espero não passar raiva com esse tipo de coisa.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Pois é, no kit reforma deveria vir um pacote de 10 sessões com psicólogo!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi,
    obrigada pelas dicas!
    Vou ver com o pedreiro a questão dos recortes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo que está construindo ou com reformas está sujeito a essas situações desagradaveis né..
    Tem que ter paciência... Não estou contando que comigo vai ser diferente, com certeza algum aborrecimento no caminho vou encontrar, o pior de tudo que sou impaciente.. quero só ver.. rsrsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi!!!
    Primeira vez que entro no seu blog...gostei bastante..
    Eu trabalho com móveis planejados e sei bem o que você diz a respeito de preço. É frustrante quando um cliente não consegue entender que existem diferenças de marcas, materiais, profissionais... Até existem lojas que trabalham com materiais bons, só que não cumprem o que prometem, deixando a desejar.
    O meu maior problema aqui na região é marcenaria, existem muitas com preços de banana e um produto de baixa qualidade. E o cliente só vai perceber que fez um péssimo negócio quando já está com os móveis na casa...triste realidade...

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!
    Nossa já fico imaginando se terei surpresas como essa no dia em que for reformar e mandar fazer armários!
    Sem indicação, qual a melhor forma de procurar (contratar)uma decoradora? É muito caro? Sei que pode-se contratar para acompanhamento ou apenas para consultoria, é verdade?
    Bom fim de semana, beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  11. Oi, aqui em casa já passamos por essas situações..
    É horrivel, a credibilidade da loja foi lá em baixo pra mim.

    Só que acredito que se as empresas continuam fazendo esse tipo de cena, um pouco é culpa nossa que não buscamos meios de "denunciar" esse tipo de coisa..


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Gabi, (também tenho uma!), entrei em sua pg ontem, mas só consegui lê-lo agora. Ótimas suas dicas. Estou construindo aqui em SP e vou linkar para te seguir. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi,
    Ótimas as suas dicas, alias, ótimo esse blog, parabéns, você é muito talentosa, adorei seu projetos e estou te seguindo ok?!!
    Bjuus

    ResponderExcluir
  14. oi Gabi
    Adorei seu blog,embora seja crocheteira,amooooo decoração.E vc esta de parabens com seus trabalhos..
    Bjos..Ândrea

    ResponderExcluir